Páginas

sábado, 7 de novembro de 2015

Sobre ser a exceção a regra e outras coisas


Yay...



Vamos de texto reflexivo hoje??

Ontem,na minha aula da faculdade,houve uma roda aberta,sobre textos e temas propostos pela nossa professora de estudos sobre a contemporaneidade,e confesso que certos situações e algumas coisas faladas,me moveram a escrever esse texto.

Talvez eu tenha me incomodado tanto,porque sempre fui uma exceção a regra.Sou mulher,negra,pobre,fui mãe solteira aos 19,só consegui ingressar na tão sonhada federal esse ano,com 28.

90% dos meus colegas de sala são brancos,classe média/alta formados em direito,farmácia,química,artes dentre outros que não lembro agora.Muitos querem fugir da obrigação de seus maçantes trabalhos,outros ganhar mais do que já ganham (e muitos nem ganham tão pouco assim)

Mas o que me incomoda mesmo,e a percepção de alguns.Me incomoda profundamente saber que há um preconceito velado em pessoas tão "instruídas" e de alto gabarito.

Quando o papo começa com um "não tenho nada contra" e porque na verdade há sim!!!

Um de meus colegas disse que o mundo está de cabeça para baixo,porque as famílias não são mais como antigamente,onde homens trabalhavam e mulheres cuidavam da casa e dos filhos,como assim gente??Então quer dizer que eu sou ruim por não tem uma figura masculina na minha casa e por ela não ser mantida por um homem?Ou então que no futuro,minha filha não será boa ou bem sucedida o suficiente por não conviver com o pai??

Ou está tudo virado de ponta a cabeça,ou eu sou a regra??

Não!!!Continuo afirmando que sou a EXCEÇÃO!!!

Tenho orgulho de tudo o que sou,do que tenho,apesar de ser nada pra muitos que estavam naquela sala ontem.Ainda acredito na humanidade,acredito que no futuro,minha filha possa ter a oportunidade de viver num mundo onde não aja esteriótipos,seja de qual tipo for.

Eu tenho as minhas limitações,meus erros e minhas fraquezas,e luto todo dia pra mudar elas.Quando vejo alguém ter qualquer tipo de preconceito,em relação a qualquer coisa,sempre a questiono com perguntas.

-Porque você acha isso??
-Porque pensa assim??

Pode parecer maluco,mas nas minhas perguntas,sempre faço o outro ver refletir,e reflito também sabe.

Espero que quando a Carol estiver em uma sala de aula,lá na mesma federal que estou hoje,ela tenha colegas que entendam,que antes de cor de pele,classe social,condição financeira,sexual,todos saibam que antes de mais nada,somos seres HUMANOS e só...

Nenhum comentário: